- Learnbase
- Posts
- Nordic Edtech News #147
Nordic Edtech News #147
![]() |
Apresentam:
Notícias Educacionais dos Países Nórdicos e Bálticos
Você está lendo a Nordic EdTech News. De mudanças políticas e lançamentos de produtos a rodadas de financiamento e tendências de mercado, esta é a forma mais inteligente de acompanhar o ecossistema nórdico e báltico de EdTech. Ainda não é assinante? Inscreva-se agora.
Olá e bem-vindo à última edição da Nordic EdTech News de 2025. Mal posso acreditar como este ano passou rápido — espero que tenha sido bom para você! Vamos às notícias…
Nas últimas duas semanas, a empresa dinamarquesa Shape Robotics passou por uma reestruturação financeira severa. Segundo o site IT Watch, a companhia enfrentou uma “experiência de quase morte” após um pedido de falência apresentado pelo Danske Bank e pela EIFO (Link). Isso aconteceu depois que a EIFO (Fundo de Investimento e Exportação da Dinamarca) retirou seu apoio de garantias, após a entrada da empresa na bolsa. Como resultado, algumas linhas de crédito foram encerradas e “determinados parceiros financeiros” solicitaram reembolso antecipado. A empresa agora negociou um acordo, que inclui o pagamento imediato de DKK 3.725.000 e um cronograma de reembolso mensal a partir de janeiro de 2026, permitindo o cancelamento do pedido de falência (Link).
Ao mesmo tempo, a Shape Robotics apresentou uma queixa formal à Nasdaq Copenhagen por suspeita de manipulação de mercado e conflitos de interesse não revelados desde março de 2024. Inevitavelmente, a volatilidade das ações e as especulações de mercado aumentaram ainda mais a incerteza.
Como resposta, o Conselho da empresa implementou uma série de medidas de reestruturação, incluindo a centralização das finanças na subsidiária finlandesa Sanako, e a obtenção de uma linha de crédito de € 4 milhões com apoio da Finnvera (Link). Isso deve permitir à empresa estabilizar suas operações e dar continuidade aos projetos em andamento.
Na semana passada, houve também mudanças na diretoria: Aurel Nețin foi nomeado presidente do Conselho de Administração. Ele procurou reforçar a confiança ao comprar ações da empresa e oferecer uma linha de crédito sem juros de até € 500.000 para “apoiar a estabilidade operacional da empresa” (Link). Ainda assim, os próximos meses serão cruciais para saber se a Shape Robotics conseguirá cumprir suas metas operacionais e financeiras.
Ainda entre as grandes empresas listadas, a Sanoma Learning anunciou que as perspectivas de crescimento de sua divisão de educação devem “gerar crescimento de lucro operacional ajustado de um dígito alto para o grupo” (Link). A empresa também anunciou o lançamento em 2026 de um novo produto voltado a professores, chamado Sanoma Learning Teacher Assistant (Link). O objetivo é “ajudar professores a economizar tempo e personalizar o ensino”, com funcionalidades como criação de exercícios, adaptação de textos, revisão de testes/redações, planejamento de aulas e mais.
Ambos os anúncios foram feitos no recente Capital Markets Day, onde o CEO Rob Kolkman apresentou um mergulho aprofundado no tema “Criando valor e crescimento com conteúdo educacional”. Não tenho espaço aqui para detalhar todos os recursos apresentados, mas recomendo fortemente a leitura durante as férias.
A Skolon também anunciou que está atualizando suas metas financeiras de longo prazo “à luz do forte crescimento e da melhoria na posição de mercado” (Link). A empresa confirmou planos para alcançar 5 milhões de usuários pagantes até 2030 e continuará explorando a expansão pela Europa. Para viabilizar isso, confirmou mudanças na equipe de liderança e nomeou um novo CTO (Link).
Esse clima positivo contrasta fortemente com a notícia de que o governo da Suécia interrompeu o uso dos exames nacionais digitais. Após problemas recentes, não haverá exames digitais na primavera de 2026 — na verdade, todo o projeto será suspenso por alguns anos.
Nesse contexto, não é surpreendente que a confiança da população sueca em novas tecnologias tenha caído fortemente nos últimos cinco anos. Pesquisas indicam que apenas 56% dos suecos acreditam que a digitalização leva a um futuro melhor — uma queda de 20% desde 2020. Apenas 41% querem ver a IA integrada às escolas, enquanto 36% são contra.
Parabéns à Alpa Kids, que arrecadou mais de um milhão de euros em sua rodada de financiamento mais recente (Link). A rodada foi liderada pela Skaala e tem como objetivo a expansão da empresa para pelo menos quatro novos mercados.
É ótimo ver Kristy Evers, diretora da ImpactEd Evaluation, sugerindo que a secretária da Educação do Reino Unido, Bridget Phillipson, deveria observar os países nórdicos ao definir seus testbeds de EdTech. Ela destacou cinco lições essenciais que o governo deve considerar ao definir sua abordagem.
Não perca a semifinal nórdica e báltica do GESAwards, organizada pela xEdu esta semana. O evento será realizado online no dia 12 de dezembro, das 16h às 17h (EET). Inscreva-se aqui para assistir. Parabéns às 7 empresas selecionadas para apresentar seus pitches: Coly, EditAI, Kwizie, Lanterna, Mappi.ai, Pladdra e Valvur.
E por fim, um enorme obrigado a todos que leram, assinaram e apoiaram esta newsletter ao longo dos últimos 12 meses! A Nordic EdTech News retorna às caixas de entrada em 5 de janeiro de 2026. Até lá, postarei atualizações relevantes no LinkedIn conforme elas forem surgindo.
Dinamarca
O responsável pelo caso do Chromebook “descobriu por acaso que os chatbots de IA invadiram as salas de aula.”
Em resposta, diretores escolares exigem uma política de IA mais clara para as escolas primárias dinamarquesas. A crítica é que gigantes da tecnologia dos EUA estão definindo a agenda. (Link)
O Midtfyns Gymnasium nomeou um de seus professores como coordenador de IA e lhe concedeu 150 horas para ajudar os alunos a usar a tecnologia de novas formas. (Link)
O jogo Angry Birds Play and Learn agora está disponível na plataforma SKIDOS. (Link)
A UNIwise foi nomeada membro do mês de dezembro pela Confederação da Indústria Dinamarquesa (DI). (Link)
Estônia
Märt Aro, cofundador da DreamApply, argumenta com firmeza que alunos, pais e professores são os mais aptos para “construir soluções que moldam o futuro da aprendizagem.” (Link)
Novo livro publicado pela Innovations of the World destaca cinco empresas estonianas de EdTech. (Link)
Finlândia
O Ministério da Educação e Cultura está mapeando as competências necessárias relacionadas à IA e que habilidades os cidadãos devem ter. (Link)
Ouça o podcast Finnish Education and Beyond — episódios recentes com líderes de EdTech finlandeses estão imperdíveis.
Estão abertas as inscrições para o programa de incubação do Helsinki Education Hub, até 16 de janeiro de 2026. (Link)
O HEH também anunciou parceria com o EdTech Accelerator da Universidade do Sul da Califórnia, oferecendo às startups oportunidades dos dois lados do Atlântico. (Link)
A Polar Partners está desenvolvendo escolas finlandesas de alta qualidade na Arábia Saudita, oferecendo “desde educação infantil até o ensino médio com base no modelo finlandês. (Link)
Colin Brown se junta à agora renomeada Sparkmind Capital como sócio-gerente, expandindo a atuação do fundo na área de segurança. (Link)
A Vegemi anunciou o lançamento de um projeto piloto com escolas na Arábia Saudita. (Link)
Islândia
A Atlas Primer está colaborando com a Cruz Vermelha Islandesa para transformar o acesso de solicitantes de asilo a informações sobre seus pedidos. (Link)
Como a Universidade de Bifröst combina aprendizado online com conexões pessoais para garantir acesso igualitário à educação. (Link)
Letônia
Lituânia
A Agência Nacional de Educação está lançando um programa nacional de formação para aprimorar as competências digitais de professores. (Link)
A EDUKA klasė iniciou o desenvolvimento de livros digitais para crianças com necessidades especiais de aprendizagem. (Link)
Análise detalhada do Demo Day do Edu Challenger, realizado recentemente em Londres. (Link)
Noruega
“EdTech não se trata do uso de telas, mas da criação de valor.”
Chamado por uma melhor formação no uso de IA nos cursos de formação de professores.
A Inspera Assessment ultrapassou 50 milhões de submissões processadas. (Link)
Nova parceria entre o International Centre for EdTech Impact e a EduEvidence para “levar as recomendações de apps para o próximo nível.” (Link)
Impulsionado pela Ludenso, o tutor ClearRevise Exam Study da PG Online venceu o prêmio de Produto de Aprendizagem Infantil do Ano no Digital Education Awards. (Link)
Håvard Helgesen foi nomeado novo CEO da Videocation, após um período de reestruturação. (Link)
Suécia
Em 2024, os custos do sistema educacional sueco (SEK 512 bilhões) representaram 8% do PIB do país. 70% referem-se a crianças e estudantes do sistema escolar. (Link)
A nova pesquisa “Crianças e a internet 2025” traz dados fascinantes sobre IA, leitura e telas. Vale a leitura.
Novo vídeo do Google mostra como o Gemini está transformando a educação na Suécia.
Entrevista interessante com Daniel Yashar Moradbakhti, CEO da Lingio, sobre os princípios fundadores do app de ensino de idiomas. (Link)
Mais de 1 milhão de módulos de aprendizagem foram concluídos por 258 mil alunos na plataforma Quizrr em 2025. (Link)
Grande entrevista com Joel Hellermark, fundador da Sana, após a venda da empresa para a Workday, em setembro. (Link)
Até 2026!


